Como comprar capacete de motocross: como medir, ajustar, escolher e comprar
O motocross é um esporte emocionante e dinâmico. Também é arriscado, um grande motivo pelo qual é tão atraente. Uma vez que até os pilotos mais experientes correm o risco de lesões, é importante para um piloto de qualquer nível ter o equipamento de motocross da melhor qualidade possível. O capacete de motocross certo pode ajudar a protegê-lo de lesões - e coisas piores. Não importa o quão arriscado você seja, você nunca deve comprometer sua segurança. Quanto mais protegido você estiver, mais aventureiro poderá ser quando estiver na pista. Seu capacete pode ser a peça mais crítica do equipamento de motocross para investir, porque ele protege sua cabeça e seu rosto. Além disso, um capacete que se ajusta corretamente o manterá confortável e seco enquanto dirige, tornando mais fácil se concentrar no percurso sem se distrair. Neste guia de compra de capacetes para motocross, veremos como medir, ajustar, escolher e comprar o capacete certo para você.
O que você precisa saber sobre capacetes de motocross
É importante saber como um capacete de motocross difere de outros tipos de capacetes para motociclistas e bicicletas. A principal diferença é que os capacetes de motocross têm espaço extra para caber todo o seu equipamento de proteção facial. A parte do queixo do capacete também é distinta - é estendida para protegê-lo de quaisquer detritos que possam atingi-lo enquanto outros pilotos fazem o seu caminho pelo percurso. Capacetes de Motocross também têm ventilação especial e muitos deles são projetados com gráficos nítidos e atraentes.
Os capacetes de motocross são projetados com um forro que absorve a energia de uma colisão ou outro tipo de impacto. Este forro comprimirá e dispersará a energia do impacto para diminuir o efeito em sua cabeça. Uma vez que o forro foi comprimido uma vez, ele não é mais eficaz - você precisará substituir o capacete para permanecer seguro durante a condução. Voltaremos a este tópico um pouco mais tarde, quando falarmos sobre saber quando substituir seu capacete.
Recursos essenciais para procurar em um capacete de motocross
Pode ser difícil encontrar cada um desses recursos em um único capacete, então considere quais características são mais importantes para você:
- Compatibilidade com colares do mesmo fabricante para proteção extra.
- Durabilidade, geralmente por meio de uma concha de fibra de carbono. Capacetes de policarbonato também são duráveis e tendem a ser extremamente leves.
- Etiqueta que diz que o British Standard 6658: 1985 ou o Regulamento UN-ECE 22.05 foram atendidos. A etiqueta deve estar no interior do capacete ou na concha.
- Cores claras, fluorescentes e faixas reflexivas para promover melhor visibilidade durante o dia e à noite.
- Tecnologia de absorção de umidade para mantê-lo seco durante todo o dia. Procure forro que possa ser removido e lavado.
- Suspensão Omnidirecional (ODS), um sistema no capacete que trabalha com energia cinética e suspensão para absorver energia, reduzindo o impacto que é transferido para a cabeça.
- Proteção da força rotacional para proteger o tecido cerebral.
- Forro de espuma em V para absorver energia extra no impacto. Essa tecnologia também torna o capacete mais leve do que muitos outros modelos.
- Ventilação na parte traseira e frontal, incluindo saídas de ar e entradas para fluxo de ar ideal.
Uma nota sobre o preço: quando se trata de custo, a hora de procurar uma pechincha não é quando você está comprando um capacete de motocross. Um bom capacete não será barato - se for, pode ser porque está faltando um recurso de segurança importante. Por exemplo, você deseja uma cobertura de rosto inteiro, que é mais cara (mas também mais protetora) do que um capacete com protetor bucal aparafusado. Com a cobertura de rosto inteiro, seu rosto e cabeça ficarão mais protegidos do impacto lateral ou frontal. Além disso, você nunca deve comprar um capacete de segunda mão ou usar o capacete de outra pessoa. Mesmo que pareça estar em boas condições, você não saberá se há algum dano interno feito ao material de proteção que você não consegue ver.
Lembre-se de que, embora a aparência seja importante, especialmente para melhorar sua visibilidade com cores fortes e fortes, o ajuste é mais importante. A escolha do ajuste certo deve superar sua aparência. Experimente quantos capacetes forem necessários para encontrar um que se encaixe perfeitamente.
Como medir sua cabeça para um capacete de motocross
Os tamanhos dos capacetes podem variar de marca para marca, por isso é sempre melhor consultar o guia de tamanhos de capacetes da marca específica.
Mesmo que os tamanhos reais sejam iguais para as duas marcas, os formatos podem ser diferentes, então você ainda não pode confiar em um tamanho para caber em toda a linha.
Para medir o ajuste certo em sua cabeça, use uma fita métrica macia de alfaiate e meça a circunferência da cabeça (ao redor de toda a cabeça) começando uma polegada acima das sobrancelhas. Certifique-se de medir toda a parte do crânio nesta área. Compare sua medição com o gráfico de dimensionamento.
Como determinar se o seu capacete de motocross se encaixa corretamente
Usar um capacete não é suficiente para protegê-lo - ele precisa se encaixar corretamente para fazer seu trabalho. Embora a maioria das marcas tenha tabelas de tamanho precisas, você desejará realizar alguns testes rápidos para ter certeza de que tem o ajuste certo. Certifique-se de fazer isso antes de sua primeira viagem com o novo capacete - você terá tempo de devolvê-lo e obter um novo, se necessário, e você não ficará tentado a andar com um capacete mal ajustado.
Aqui estão algumas maneiras de testar o ajuste do seu capacete:
- Ao tirar o capacete de motocross e colocá-lo de volta, ele deve parecer um pouco confortável, mas não tão confortável que seja desconfortável ou dolorido. Se não estiver confortável o suficiente, tente ajustar a alça antes de tentar outro capacete.
- Aperte confortavelmente a faixa do queixo e balance a cabeça com força em todas as direções (esquerda, direita, para frente e para trás). Não deve haver nenhum movimento extra no capacete. Se o capacete deslizar, você precisará de um ajuste menor.
- Veja se consegue colocar um dedo entre o forro do capacete e sua testa. Se você puder, precisará de um tamanho menor.
- Coloque as mãos sob a parte de trás do capacete e puxe-o para frente. Você não deveria ser capaz de puxá-lo pela cabeça.
- Se você estiver com alguém, peça que tente rolar o capacete para fora de sua cabeça, empurrando-o para cima a partir da base do capacete. Se você conseguir retirá-lo, é muito grande e provavelmente se soltará em caso de acidente.
Certifique-se de usar o capacete por alguns minutos antes de decidir se deve ou não mantê-lo ou comprá-lo. Se você estiver experimentando em uma loja, caminhe com ele por alguns minutos. Não se sinta pressionado a comprar um capacete de motocross antes de fazer uma boa tentativa.
Como determinar se o seu capacete de motocross é muito confortável
Seu capacete deve ser um pouco confortável. Dessa forma, ele pode ficar no lugar e funcionar como deveria, mantendo sua cabeça e rosto seguros em caso de acidente. No entanto, você não deve notar quaisquer pontos de pressão ou pontos apertados. Depois de usar o capacete por alguns minutos, você poderá notar que alguns lugares ficam cada vez mais desconfortáveis. Neste caso, experimente um capacete de tamanho ou formato diferente.
Observe que isso não se aplica necessariamente às almofadas das bochechas, a menos que estejam causando dor. Você está ajustando o capacete na cabeça, não no rosto, e as almofadas das bochechas tendem a amolecer depois de algumas pedaladas. É bom se o capacete estiver um pouco confortável ao redor das bochechas.
Como cuidar do seu capacete de motocross
Os fabricantes de capacetes de motocross devem fornecer a você instruções específicas de limpeza e manutenção, que você deve seguir de perto. Aqui estão algumas dicas básicas de limpeza e cuidados:
- Todos os dias, limpe seu capacete e viseira. Depois de pedalar, deixe as toalhas de papel molhadas no visor por alguns minutos e, em seguida, limpe o visor e o capacete.
- Todas as semanas, limpe as aberturas e entradas com uma escova de dentes ou cotonete.
- Todos os meses, remova o forro e as almofadas das bochechas e lave-os de acordo com as instruções do fabricante.
- A cada seis meses, limpe o interior do capacete enxugando as almofadas não removíveis com um pano úmido e, em seguida, deixe o interior secar por conta própria.
- Ao guardar seu capacete, certifique-se de mantê-lo em um lugar onde não possa ser derrubado ou cair com facilidade. É melhor guardá-lo em uma bolsa de capacete e você nunca deve colocá-lo sobre a parte superior.
- Mantenha o capacete longe de calor extremo ou luz solar, o que afetará negativamente a estrutura do capacete.
- Se você quiser personalizar seu capacete, peça a um profissional que tenha os produtos certos para usar em um capacete de motocross. A pintura regular e os adesivos podem enfraquecer a casca.
Como saber quando substituir seu capacete de motocross
Seu capacete não durará para sempre, mesmo se você nunca tiver um acidente. No entanto, se você sofrer um acidente ou se o capacete sofrer um impacto (durante uma queda, batida, bater com a cabeça ou deixá-lo cair em uma superfície dura), será necessário substituí-lo imediatamente. Os capacetes de motocross protegem apenas uma vez - depois disso, suas qualidades de segurança são reduzidas e não é mais seguro andar com ele.
Se você deixou cair o capacete e não tem certeza se precisa ser substituído, a primeira pergunta a se fazer é com que força você o deixou cair e em que tipo de superfície. Deixar cair seu capacete de motocross com força em uma superfície dura significa que você precisará substituí-lo. Além disso, procure por riscos, lascas ou amassados - isso significa que o capacete sofreu um impacto e deve ser substituído.
Mesmo que seu capacete não tenha sofrido nenhum tipo de impacto, ele sofrerá desgaste normal com o tempo. O acolchoamento e o forro podem ficar desgastados, o que pode resultar na perda de forma ou no rasgo do capacete. Isso significa que é hora de substituir o capacete, especialmente se você usá-lo de forma consistente.
Se você não teve nenhum tipo de colisão, não deixou cair o capacete e não notou nenhum desgaste do forro, considere a substituição do capacete a cada cinco anos, mesmo se estiver em perfeitas condições. É ainda melhor substituí-lo a cada três anos ou seguir o cronograma que o fabricante sugere. É possível que o capacete tenha sido comprometido, mas não há sinais visuais, o que significa que você não está tão protegido quanto pensa quando anda.
Os fabricantes de capacetes de motocross estão sempre apresentando novas tecnologias de proteção, portanto, atualizar seu capacete para um modelo mais recente pode mantê-lo mais seguro. A engrenagem do motocross está constantemente mudando e avançando. Manter-se atualizado com as mais recentes tecnologias de prevenção de acidentes, bem como as regulamentações do Reino Unido, o manterá bem protegido.
E a última dica
Quanto mais você investe em seu equipamento de motocross, mais você investe em seu futuro. Acidentes acontecem, mesmo para pilotos profissionais. Ter o capacete certo pode significar a diferença entre descansar em casa por alguns dias com pequenos arranhões e hematomas e precisar ser hospitalizado por causa de uma lesão com risco de vida.
Você não começaria a andar de motocross sem saber como funciona e como lidar com ela; você não continuaria andando nele se precisasse de manutenção. A compra de equipamentos de motocross, especialmente algo tão importante como um capacete, deve ser abordada com o mesmo cuidado e consideração.