Como comprar um capacete de motocicleta na internet?
Escolher um capacete não é apenas descobrir seu tamanho e design favorito. É comprar um capacete que realmente funcione para proteger sua cabeça em caso de impacto.
A montagem do capacete determina quanta segurança seu capacete pode oferecer. Na verdade, uma classificação de segurança DOT só é válida para um capacete de tamanho correto!
Quando sua cabeça protegida por capacete sofre um impacto, o forro de absorção de impacto é projetado para controlar essas forças. Mas se houver um espaço muito grande entre o capacete e sua cabeça, você basicamente está se preparando para levar uma pancada no seu próprio equipamento de segurança. Além disso, alguns capacetes possuem lonas deslizantes embutidas, para reduzir lesões por forças rotacionais. Se o forro não se encaixar bem em sua cabeça, ele não funcionará como planejado. Por outro lado, se o capacete for muito apertado porque há pouco espaço, o capacete será simplesmente desconfortável. Isso o distrairá ou doerá, ou você simplesmente deixará de usá-lo. Um bom ajuste evita ambos os problemas e permite que o capacete faça seu trabalho.
Todos os capacetes não são criados iguais no que diz respeito à adequação à sua cabeça. Isso não significa que você precise pagar muito dinheiro para obter uma boa proteção e ajuste. Existem muitas opções no mercado para todas as faixas de preço, formatos de cabeça e estilos de condução. Você só precisa prestar atenção ao escolher a próxima tampa.
Escolher o capacete certo não precisa ser uma tarefa difícil com nosso guia completo para orientá-lo. Apenas com o uso de uma fita métrica você pode fazer isso!
Pronto para começar? As etapas para escolher o capacete certo são simples:
- Escolha um estilo e design de capacete.
- Confira os tamanhos disponíveis na página do produto, normalmente estarão em centímetros e tamanhos S, M, L, XL, 2XL, 3XL, 4XL, 5XL e 6XL.
- Meça quantos centímetros tem a circunferência da sua cabeça.
- Passe a fita métrica acima da sua sobrancelha, passando pelo ponto mais largo da parte de traz (inferior) da sua cabeça, normalmente localizado ao centro. (imagem abaixo)
- Compare a medida da sua cabeça tirada no passo anterior com as medidas disponíveis do produto e veja qual se enquadra no seu perfil.
- Pronto! Agora é só comprar.
Escolha um estilo de capacete
Os motociclistas nunca tiveram tantas opções de capacetes disponíveis. Embora seja fantástico ter todas essas opções podem ser difíceis encontrar a perfeita. Onde começar? Em termos gerais, existem cinco tipos básicos de capacetes com os quais você deve estar familiarizado antes de tomar sua decisão.
Capacetes Abertos
O primeiro é o capacete aberto, que é o menos restritivo e menos protetor. Os capacetes abertos fluem toneladas de ar, já que a concha do capacete não cobre o queixo ou o rosto do cavaleiro, daí o nome. Um capacete aberto pode ser um capacete "meio", que cobre apenas o topo do seu crânio, ou um capacete "três quartos", que cobre tudo, exceto o rosto do piloto. Os capacetes abertos tendem a ser mais baratos do que outros tipos de capacetes e, geralmente, também têm poucos recursos. Normalmente, você verá esses capacetes usados por pilotos em cruzeiros, retros e clássicos.
Capacetes Fechados
O capacetes fechados, por outro lado, envolve totalmente a cabeça do piloto. Uma máscara protege o nariz e os olhos do cavaleiro, e uma extensão da concha chamada barra queixo cobre a parte inferior do rosto do cavaleiro. Os capacetes fechados são os menos ventilados, mas os mais protetores contra impactos e intempéries. Eles também são os capacetes mais silenciosos disponíveis. Um capacete fechado é a única opção se você deseja levar seu capacete para a pista. Capacetes fechados são comuns em todo tipo de motocicleta de rua.
Capacetes Articulados
Os capacetes articulados são um subconjunto de capacetes integrais. Esses capacetes usam um mecanismo articulado para balançar o chinbar e o protetor facial para fora do caminho quando o piloto acerta o gatilho, convertendo instantaneamente o capacete integral em um capacete aberto. Essa modularidade dá nome ao capacete. Os capacetes articulados permitem que os pilotos escolham entre os benefícios dos capacetes abertos e completos, tudo em um. Por exemplo, um passageiro em turismo pode querer proteção facial total na rodovia, mas a facilidade de um rosto aberto enquanto almoça em uma parada de descanso. (Observe que os capacetes articulados não devem ser usados na posição aberta durante a condução.) Com os modulares, a troca por sua conveniência geralmente é o peso e o ruído aumentados em relação aos capacetes convencionais, embora os capacetes articulados estejam melhorando a cada ano. Modulares são especialmente populares entre as multidões de turistas e viajantes.
Capacetes ADV
Se seus passeios o levam dentro e fora da estrada, considere um ADV, ou capacete de aventura. Os pilotos ADV fazem a transição da rua para a trilha em um único passeio, de modo que seus capacetes combinam recursos para ambas as disciplinas. Na rua, um capacete ADV oferece uma proteção facial e uma classificação de segurança legal para as ruas. Para andar na terra, eles imitam um capacete de terra com um bico (como o bico de um boné sobre os olhos), muita ventilação e compatibilidade para óculos. É claro que sua natureza híbrida leva a alguns compromissos, mas não há escolha melhor se suas aventuras incorporarem ruas e trilhas. Os capacetes ADV são mais adequados para os pilotos de esporte duplo e ADV.
Capacetes de Sujeira OFF Road
Por fim, há o capacete off road, feito exclusivamente para andar fora de estrada. Observe que esses capacetes não exigem uma classificação do Departamento de Transporte (DOT), portanto, podem não ser permitidos nas ruas. Capacetes Off Road apresentam bastante fluxo de ar, além de um grande pico para manter o poleiro longe dos olhos do piloto. Eles devem ser usados com óculos de proteção. (Os óculos quase sempre são vendidos separadamente.) Eles são excepcionalmente leves, embora sacrifiquem as proteções faciais e outros confortos para tornar isso possível. Um capacete off road é projetado para passeios off-road, portanto, se você for andar na rua, é recomendável que você escolha outro tipo de capacete.